© 2019 Orestes Mallmann

  • Orestes Mallmann

Professor Karl Friedrich von Senden

Karl Friedrich (Carlos Frederico) von Senden nasceu em 17.01.1870, no estado de Schleswig-Holstein, na Alemanha, filho de Friedrich Ernst von Senden e de Anna Margareth Bornhöft. Veio ao Brasil por volta de 1889 e estabeleceu-se primeiramente em Taquara do Mundo Novo, atualmente Taquara/RS, onde foi professor.


Casou-se em 1893, em Taquara/RS, com Anna Maria Werner, nascida em 18.09.1876, filha de Mathias Werner e de Katharina Urtnauer.


Após residir um tempo São Bento, Lajeado, em 1898 a família passou a residir em Picada São Rafael, em Cruzeiro do Sul, onde Karl Friedrich von Senden foi o quinto professor da Escola Particular da localidade, até 3 dias antes de seu falecimento.


Faleceu jovem, aos 17.09.1904, às 23 horas, com apenas 34 anos, em Picada São Rafael, Cruzeiro do Sul, deixando a esposa e 6 filhos menores. O menor tinha apenas um mês de vida. Foi sepultado no Cemitério Católico de Picada São Rafael, Cruzeiro do Sul.


Na foto, o professor substituto Adolfo Júlio Pochmann com uma turma de alunos em 1916. Ao fundo a Escola Particular de São Rafael na qual professor Karl Friedrich von Senden lecionou até 1904, quando faleceu. Ao lado o cemitério da localidade no qual ele foi sepultado.


A viúva Anna Maria Werner possivelmente foi residir em Moinhos, Lajeado, onde o filho João Edwin Senden faleceu afogado em 1914. O afogamento pode ter ocorrido no arroio que leva o sobrenome da família, o Arroio Senden.


Anna Maria Werner faleceu em 14.05.1956, em Lajeado. Está sepultada (2002) na sepultura 275 da quadra A do Cemitério Católico Velho de Lajeado.


Como posso #ajudar?


Você pode se tornar um colaborador neste projeto enviando dados históricos, fotos de antepassados que residiram em Lajeado ou em algum antigo distrito, e até fotos de casas comerciais que devem ficar registradas na história. O envio do material pode ser feito para o e-mail orestesmallmann@gmail.com 

123 visualizações