top of page

Doebber, o ex-soldado alemão que passou a ser pastor em Conventos

Nascido em 1827, em Wernigerode am Harz, na Alemanha, Ernst Hermann Doebber foi pastor leigo e começou a atuar em Conventos, Lajeado, em 1869.


Ernst Hermann Doebber foi contratado pelo governo imperial do Brasil para lutar na guerra contra Oribe e Rosas (1851 - 1852). Era, portanto, integrante da Legião Alemã conhecidos como soldados Brummer.


ree

Registro eclesiástico de óbito do pastor Ernst Herman Döbber, falecido em 08.07.1895, em Forquetinha/RS, informando que fez parte da Legião Alemã Brummers.

O registro está em idioma alemão e escrito em formato Sütterlin.


Após o período militar, casou-se em Porto Alegre/RS com a também imigrante alemã Maria Dorothea Michels, católica, nascida em 13.02.1815, em Ellenberg, distrito de Berkenfeld, Alemanha, filha de Johann Peter Michels e Elisabeth Bárbara Birtel. Maria Dorothea Michels chegou ao Brasil com a mãe, viúva, e irmãos aos 05.09.1846.


Um dos filhos do casal Ernst Hermann Doebber e Maria Dorothea Michels, talvez o primeiro, chamado Germano, nascido em 10.02.1856, foi batizado na igreja católica Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre/RS. 


A família estabeleceu-se então em Linha Francesa, margem direita do arroio Forromeco, próximo da atual cidade de São Vendelino/RS, onde Doebber foi professor e pastor leigo.


Em 1869 transferiram-se para Conventos, Lajeado. A primeira criança batizada pelo pastor Doebber na nova colônia Conventos foi Henrique Eckhardt, nascido em 24.04.1869, às 23 horas, filho de Philipp Wilhelm Eckhardt e de Katharina Arend. O batismo ocorreu aos 15.08.1869. 


Doebber teve papel relevante como guia espiritual das famílias protestantes (luteranas) de Conventos e de núcleos próximos. Mais tarde transferiu residência para Forquetinha/RS, onde continuou atuando como pastor e onde veio a falecer em 08.07.1895.

ree

Assinatura de Ernesto Hermano Doebber (nome aportuguesado)

Pastor do Culto Evangelico.


Como posso #ajudar?


Você pode se tornar um colaborador neste projeto enviando dados históricos, fotos de antepassados que residiram em Lajeado ou em algum antigo distrito, e até fotos de casas comerciais que devem ficar registradas na história. O envio do material pode ser feito para o e-mail orestesmallmann@gmail.com 


 
 
 

2 comentários


Orestes Mallmann
Orestes Mallmann
29 de dez. de 2019

Dieter Loyo, na aba FONTES (acima) irei criar um espaço para os colaboradores, onde constarão os genealogistas que colaboram com dados. Obrigado ;)

Curtir

Dieter Loyo
Dieter Loyo
29 de dez. de 2019

pf favor citar a fonte dos dados que eu te forneci. Grato.

Curtir

© 2021 Orestes Mallmann

bottom of page