Doebber, o ex-soldado alemão que passou a ser pastor em Conventos
Nascido em 1827, em Wernigerode am Harz, na Alemanha, Ernst Hermann Doebber foi pastor leigo e começou a atuar em Conventos, Lajeado, em 1869.
Ernst Hermann Doebber foi contratado pelo governo imperial do Brasil para lutar na guerra contra Oribe e Rosas (1851 - 1852). Era, portanto, integrante da Legião Alemã conhecidos como soldados Brummer.

Registro eclesiástico de óbito do pastor Ernst Herman Döbber, falecido em 08.07.1895, em Forquetinha/RS, informando que fez parte da Legião Alemã Brummers.
O registro está em idioma alemão e escrito em formato Sütterlin.
Após o período militar, casou-se em Porto Alegre/RS com a também imigrante alemã Maria Dorothea Michels, católica, nascida em 13.02.1815, em Ellenberg, distrito de Berkenfeld, Alemanha, filha de Johann Peter Michels e Elisabeth Bárbara Birtel. Maria Dorothea Michels chegou ao Brasil com a mãe, viúva, e irmãos aos 05.09.1846.
Um dos filhos do casal Ernst Hermann Doebber e Maria Dorothea Michels, talvez o primeiro, chamado Germano, nascido em 10.02.1856, foi batizado na igreja católica Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre/RS.
A família estabeleceu-se então em Linha Francesa, margem direita do arroio Forromeco, próximo da atual cidade de São Vendelino/RS, onde Doebber foi professor e pastor leigo.
Em 1869 transferiram-se para Conventos, Lajeado. A primeira criança batizada pelo pastor Doebber na nova colônia Conventos foi Henrique Eckhardt, nascido em 24.04.1869, às 23 horas, filho de Philipp Wilhelm Eckhardt e de Katharina Arend. O batismo ocorreu aos 15.08.1869.
Doebber teve papel relevante como guia espiritual das famílias protestantes (luteranas) de Conventos e de núcleos próximos. Mais tarde transferiu residência para Forquetinha/RS, onde continuou atuando como pastor e onde veio a falecer em 08.07.1895.

Assinatura de Ernesto Hermano Doebber (nome aportuguesado)
Pastor do Culto Evangelico.
Como posso #ajudar?
Você pode se tornar um colaborador neste projeto enviando dados históricos, fotos de antepassados que residiram em Lajeado ou em algum antigo distrito, e até fotos de casas comerciais que devem ficar registradas na história. O envio do material pode ser feito para o e-mail orestesmallmann@gmail.com